Pesquisar
Close this search box.

A Associação de Mulheres da Indústria do iGaming é criada no Brasil

abril 3, 2024
A Associação de Mulheres da Indústria do iGaming é criada no Brasil

Profissionais brasileiras acabaram de criar a Associação de Mulheres da Indústria do iGaming (AMIG). O objetivo dessa organização é tentar combater os desequilíbrios de gênero e promover uma mudança cultural no mercado.

Hoje, segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, apenas 29% dos cargos mais altos em uma empresa são ocupados por mulheres no Brasil.

Mulheres no iGaming Muitos desafios para o futuro

A participação das mulheres nos jogos de cassino online no Brasil é cada vez maior e este é um fato que deve ser comemorado. Por outro lado, ainda está muito aquém da representatividade esperada pela sociedade como um todo.

“Embora existam diversas mulheres em posição de destaque na indústria, ainda somos minoria. O grande desafio para aumentar a participação das mulheres passa por despertar o interesse feminino em atuar na indústria, que sinto que para muitas ainda parece ser uma possibilidade muito distante ou mesmo desconhecida”, disse Ana Bárbara Teixeira, advogada e uma das fundadoras da AMIG.

Outras representantes do grupo fazem coro às palavras de Ana Bárbara. Segundo elas, a falta de equidade de gênero é um dos pontos mais críticos da indústria do jogo no Brasil.

“A ideia surgiu a partir da mente de uma advogada e professora de direito incomodada com o desenvolvimento de setores sem a devida atenção para pontos cruciais. O fato de a indústria gaming ainda ser embrionária no país gera uma oportunidade sem igual: construir um setor pensado em pontos importantes como a diversidade de gênero. O objetivo é garantir que as características marcantes dos diferentes tipos de gênero funcionem de forma colaborativa e complementar. Assim, com o passar do tempo, a paridade será uma consequência orgânica das mais diversas habilidades”, complementa Ana Helena Pamplona, advogada, sócia e outra das fundadoras da AMIG.

O lançamento da associação ocorreu no SBC Summit 2024

Na presença de grande público, o grupo fez o seu lançamento oficial no dia 7 de março, durante o SBC Summit Rio. As fundadoras da AMIG tiveram um painel exclusivo para elas, com a participação de Natalia Nogues (sócia-diretora da Control F5), Ana Helena Karnas Hoefel Pamplona (advogada e sócia da Beck Advogados Associados), Bárbara Teles (advogada regulatória e relações governamentais do Rei do Pitaco) e Luciana Hendrich (advogada e fundadora da Hendrich Digital Content).

A AMIG significa mais visibilidade para as mulheres As fundadoras pretendem gerar mais oportunidade para as mulheres no universo iGaming, além de desenvolver novos talentos.

“A AMIG está empenhada em promover o desenvolvimento de talentos femininos no setor através de uma variedade de iniciativas. Pretendemos oferecer programas de mentoria e capacitação específicos para mulheres, promover a representatividade feminina em eventos e painéis do setor e colaborar com instituições de ensino e programas de formação para incentivar mais mulheres a ingressarem e progredirem em carreiras no Gaming. Além disso, planejamos criar uma rede de apoio e networking para mulheres na indústria, proporcionando oportunidades de conexão, aprendizagem e crescimento profissional”, declarou Teresa Caeiro, coordenadora de desenvolvimento internacional e integrante do grupo de fundadoras.